sexta-feira, 24 de maio de 2013

Ser mulher

        Aprendi que não é foto mais bonita, com o sorriso mais extravagante postada no Facebook, que faz de você a menina mais bonita ou mais feia. Sabe o que é, é que mulher tem que ser respeitada. Seja ela padronizada ou às avessas. Seja ela paciente ou nervosa. Rancorosa e inocente. Malévola ou incondescendente. Mulher que é mulher dá-se direito a vida vivida. E, meu bem, mais ainda, ela dá-se o direito a dar luz a novas vidas. Coisas que vocês homens não saberão.

       Não é você que sofre repressão diariamente. Sabe ser chamada de "linda", "gostosa", "meiga", "gata" e outros adjetivos para as mulheres é comum. Mulher que é mulher ama de uma forma íntegra e pura. Mulher que é mulher desenvolve seus "affairs" pelo mundo. Aguente provocações de outras mulheres. Sabe hoje cheguei da faculdade, até então tranquila. Minhas tias que chegaram está semana, trouxeram algumas coisas boas e me deram algumas. Ganhei presentes. E confesso me senti bem, me senti feliz. Não pelo bem material, mas por sentir-me bonita e amada. 

       Funciona assim: a mulher quando está deprimida, o que a faz sentir-se bem é os bons e poucos amigos por perto, é aquele cara que a ame, é aquela psicóloga cara uma vez na semana para contar sobre as dificuldades dela, é a prática daquele exercício comum no mundo e pouco feito: o dever da paciência, é os sorrisos que ela dá espontaneamente. Aí junta com aquela saída gostosa, para aquele bar que ela não vai há um tempo e uma conversa mais gelada e gostosa do que as bebidas e as comidas. Ou para as que tem filhos, apenas o carinho deles basta. Para outras, é aquela sapatilha, ou aquela calça, aquela blusa, aquelas jóias ou bijuterias. Ser mulher não é fácil. 

       E umas compram por que é compulsão, mas outras compram de vez em quando para ter algo novo para usar e não ficar se achando feia ou perder à vontade da vaidade. Maneiro seria se por um dia os homens fossem mulheres. Mas para eles, resumidamente, é como no dizer popular: "para homem absorvente é tudo igual, para mulher não". Entenda, ser mulher não é fácil. Ainda mais quando se trata crescer no meio de homens comedores. Ser mulher é bem mais que um sapato na loja, que um "gata, me dá teu telefone?", que ficar ajoelhada no chão do quarto, por que aquele cara não deu o devido valor. 

      Ser mulher é bem mais do que apresentar a dureza de uma mãe, a meiguice de uma menina, a maturidade de uma mulher, a compreensão de uma amiga, o amor de um homem. Ser mulher é ter a essência e procurar manter. Pois, você pode ter certeza que quando a vida faz, ela faz bonito e faz com juros. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário